Guia de gerênciamento de processo seletivo

Como criar, editar e gerenciar Processos Seletivos na plataforma

Guia do Processo Seletivo

Este guia mostra, passo a passo, como criar, editar e gerenciar um Processo Seletivo (PS) na plataforma, além de como acompanhar candidatos e exportar dados.

Para quem é este guia?
Administradores e gerentes do laboratório com acesso ao painel.


1) Acessar a área de Processos Seletivos

No menu lateral, clique em Processos Seletivos. Você verá a listagem com todos os PS já cadastrados.

Lista de processos seletivos

Tela de listagem de Processos Seletivos

O que aparece na lista

  • Selecionar – marca um ou mais PS para ações em lote.
  • Nome – identificação do PS.
  • Edital – link para o edital do processo.
  • Data Inicial e Data do Término – período de vigência.
  • Avaliações – atalho para ver as avaliações dos candidatos.
  • Baixar dados – exporta informações do PS.
  • Editar – altera dados do PS.
  • Remover – exclui o PS.

Dica: Use o botão voltar (seta no topo esquerdo) para retornar à página anterior.


2) Criar um novo Processo Seletivo

  1. Na lista de PS, clique no botão Adicionar (ícone no topo direito).

  2. Preencha o formulário:

    Formulário de criação de PS

    Cadastro de um novo Processo Seletivo

    • Nome do PS – ex.: “Processo Seletivo 2025.1”.
    • Data de início do PS – data em que o processo começa.
    • Data de fim do PS – data limite do processo.
    • Link para o edital do PS – URL com o edital oficial.
    • Selecione a bolsa – escolha o tipo de bolsa vinculada.
  3. Clique em Criar PS para salvar.


3) Gerenciar candidatos de um Processo Seletivo

Ao clicar sobre um processo da lista, abre-se a tela de Detalhes do PS.

Lista de candidatos

Detalhes de um Processo Seletivo

Na listagem de candidatos, aparecem:

  • Nome – candidato inscrito.
  • Foi Transferido – indica se houve transferência.
  • Aprovado Para As Entrevistas – status de aprovação.
  • Remover – exclui o candidato.

No cabeçalho da tabela, você verá os botões de ação:

Ações - Tela de detalhes do PS

3.1 O que faz cada botão do cabeçalho:
  • 🪪 Visualização em cartões: Mostra a tabela em formato de cartões com os dados de cada aplicante.
  • 🔍 Buscar: Pesquisa por nome/termo na tabela atual.
  • 🧪 Filtrar: Filtrar colunas da tabela atual.
  • ➡️ Aprovar estudantes selecionados: Marca os aplicantes selecionados como aprovados, envia um email e transfere-os para a tabela de estudantes. Estudantes aprovados ainda aparecem na tabela de Detalhes do PS, mas não podem ser selecionados. Existe também a opção para enviar email aos aplicantes reprovados.
  • 👥 Aprovar para entrevista: Marca os aplicantes selecionados como aprovados para a entrevista e envia um email. Existe também a opção para enviar email aos aplicantes reprovados.
  • 🗑️ Remover dados sensíveis: Exclui aplicante da tabela e remove seus dados sensíveis.

4) Funcionalidades adicionais

  • Ver avaliações – mostra as avaliações dos candidatos.
  • Exportar dados – gera planilhas/arquivos com informações do PS.
  • Editar PS – permite atualizar os dados.
  • Excluir PS – remove o processo da plataforma.

Última modificação September 15, 2025: Issue #358: FIX input cleanups after submition (b78e42a)